Crise no IPE-Saúde: Simers realiza terceira rodada de assembleias regionalizadas 
Defesa

Crise no IPE-Saúde: Simers realiza terceira rodada de assembleias regionalizadas 

Compartilhe

24/03/2023 15:22

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) retoma nesta semana a série de reuniões deliberativas acerca da grave crise do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (IPE-Saúde). Os encontros têm servido para apresentar a situação da autarquia, que desde 2011 não reajusta os honorários por procedimentos hospitalares pagos aos médicos, a união com outras entidades médicas (Amrigs e Cremers), contatos com o governador e secretários estaduais e ouvir os relatos e sugestões. Além disso, aguarda proposta de reestruturação do Instituto prometida pelo Governo às entidades até 31 de março.

 

“A crise no IPE-Saúde está impactando diretamente mais de sete mil profissionais que prestam serviço à instituição, o que representa cerca de 20% do total de médicos no Estado. Mobilizamos a categoria para juntos enfrentarmos e pressionarmos o Governo por uma solução”, afirma o diretor do Interior do Simers, Luiz Alberto Grossi.

Já foram realizadas 10 reuniões: Lagoa Vermelha, Guaporé, Cruz Alta, Venâncio Aires, Litoral Norte, Santa Maria, Rosário do Sul, Bagé e São Gabriel, além da reunião híbrida de Porto Alegre, que contou com a presença de 250 médicos dos sete mil credenciados ao IPE-Saúde. Nesta semana serão realizadas assembleias em Alegrete (27), Vacaria (28), Uruguaiana (29), Passo Fundo (29) e Erechim (30). Bem como, será realizada audiência pública em Vacaria (29).

 

O passivo da autarquia, responsável por atender mais de um milhão de pessoas, é de R$ 250 milhões. O Déficit mensal registrado em 2022 foi R$ 36 milhões, em média. Para evitar que aumente e encontrar alternativas para o futuro do Instituto, o Governo estadual montou um grupo de trabalho para tratar de questões que envolvem contribuições dos segurados e dependentes, até a necessidade de repactuação dos contratos de prestação de serviços entre médicos e o IPE Saúde. O resultado deste trabalho, de acordo com o chefe da Casa Civil e da secretária do Planejamento e Gestão, será apresentado às entidades no final deste mês.

 

 

 

Tags: Médicos Medicina IPERGS IPE-Saúde

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política